8 dicas de Matheus Ilt para decorar a casa com muita criatividade
Só de pensar em mudar a decoração de casa você sente dores de cabeça? Ou não sabe por onde começar? Calma, nem sempre é preciso fazer uma grande reforma com quebra-quebra para transformar a sua residência! O especialista em décor Do It Yourself (DIY) Matheus Ilt, que também é apresentador do programa Arrasta Móveis, do canal GNT, conversou com Casa e Jardim para dar algumas dicas simples, práticas e certeiras para renovar seu lar. Confira!
1. Invista na pintura
Tenho três pilares que considero muito importantes para decorar qualquer cômodo, que são a pintura, a iluminação e ter plantas. Se você trocar a cor da parede de bege para branco, por exemplo, ou o contrário, já muda totalmente a atmosfera, ele comenta. Analise quais cores e tipos de pintura mais te agradam. Algumas dicas: tons vivos para fazer uma meia parede ou até tonalidades neutras para pintar só o teto.
2. Troque as lâmpadas
As lâmpadas mais antigas são amareladas, deixando o ambiente com aspecto mais escuro e gastam mais energia elétrica. Na segunda etapa dos três pilares, Matheus considera indispensável analisar a possibilidade de colocar lâmpadas mais modernas, de LED, que clareiam e dão up em qualquer espaço. Para incrementar ainda mais a decoração, invista em uma luminária que faz seu estilo!
3. Cultive plantas
Ter plantas muda a relação que a gente tem com o ambiente. Já parece que o espaço está super decorado, mesmo que você não tenha feito muitas mudanças. Também dá uma sensação de que você pertece àquele lugar, ele diz. Então dê uma olhada na nossa editoria de paisagismo e escolha a espécie que mais te agrada!
4. Tenha calma
Nem todas as pessoas têm a oportunidade de decorar 100% o imóvel antes de mudar ou fazer uma reforma completa. Por isso, Matheus considera extramente importante ter paciência e vivenciar a casa antes de fazer qualquer grande alteração. Primeiro, é legal passar um tempo nos ambientes, entender o que te incomoda e como você pode melhorá-los, ele sugere. Depois, vá fazendo as benfeitorias aos poucos.
5. Atenção aos detalhes
Você pintou a parede, trocou a lâmpada e colocou plantas em um cômodo, mas ainda assim sente que falta algo? Agora é a hora de perceber quais detalhes podem incrementar o espaço. Uma nova maçaneta, pintar os puxadores dos armários, trocar uma capa de almofada ou até as tomadas, são pequenas iniciativas que fazem muita diferença na composição final. Por exemplo, na minha cozinha as tomadas e os interruptores não aparecem. São detalhes que eu gosto de esconder, então pintei-os da mesma cor da parede, comenta Matheus. Mobiliários antigos também podem ganhar uma nova aparência com uma demão de tinta ou revestidos com papel compact.
6. Considere a marcenaria adaptável
Móveis planejados costumam ter soluções para aproveitar o máximo dos ambientes. Porém, não são acessíveis para todas as pessoas. Se esse for o seu caso, pense em fazer peças invididuais direito com marceneiros do bairro, por exemplo. Nos meus trabalhos, tento fazer peças soltas sob medida para encaixar em determinados espaços, mas que eu possa também aproveitar em outros imóveis ou cantinhos, caso eu tenha a necessidade. Assim, não obrigo um móvel a ser de um ambiente só para o resto da vida\\", diz.
Atualmente, usa-se muito a madeira pinus para fazer esses tipos de peças. É um material mais barato e mais claro, o que dá mais leveza aos ambientes e combina com a decoração mais contemporânea.
7. Celebre o afetivo
Nem sempre é preciso encher a parede com muitos quadros para ter uma boa decoração. Expor mobiliários, vasos, fotografias ou peças de apego emocional é uma ótima maneira de deixar a sua casa mais intimista. Gosto muito do conceito da galeria afetiva, aquela que você pendura itens que têm significado especial na sua vida. Na minha cozinha, por exemplo, eu imprimi e pendurei a receita de uma torta da minha mãe. Tem uma história que foge do padrão e representa a minha personalidade, fala Matheus.
8. Aposte no DIY
Se não for possível adquirir aquele objeto dos sonhos, tente criar algo com suas próprias mãos. Há diversos tutoriais DIY na internet, que ensinam a pintar paredes, fazer lustres, cabeceiras, entre outros acessórios. É uma maneira de economizar e de se conectar ainda mais com a transformação da sua casa.
Fonte: Casa e Jardim