Como escolher o tipo de tinta ideal para cada ambiente
As tintas colorem os espaços, protegem as superfícies e dão vida às paredes, móveis, azulejos e cada cantinho da nossa casa que pode ser renovado com uma boa pintura.
Para escolher o tipo de tinta ideal para sua casa é preciso considerar muito mais do que apenas a cor e textura que mais te agradam. Existe uma infinidade de tipos de tintas, cada um com características e finalidades que performam melhor em diferentes ambientes. E a escolha do produto mais adequado para cada superfície e local é o que vai garantir um bom acabamento e durabilidade da sua pintura.
Pensando nisso, preparamos este post com dicas úteis que vão te ajudar a escolher o tipo de tinta ideal para cada ambiente da sua casa. Veja só!
Tipos de tinta
Tinta látex PVA
Feita à base de água, a tinta látex possui secagem rápida e oferece um ótimo acabamento. No entanto, ela não apresenta resistência aos raios solares e à umidade e, por isso, é indicada apenas ambientes internos e áreas secas que não necessitam de manutenção constante. Sua limpeza deve ser feita apenas com um pano úmido.
Por possuir um acabamento fosco, ela não é recomendada para cobrir pinturas com aspecto brilhante, já que o resultado pode não ser nada satisfatório.
Tinta acrílica
Ideal para paredes de alvenaria, a tinta acrílica possui características semelhantes ao látex, como a solubilidade em água e secagem rápida. A diferença, no entanto, está em sua composição: suas resinas acrílicas conferem alta impermeabilidade ao produto, tornando-o mais resistente e especialmente indicado para ambientes externos e áreas molhadas, como a cozinha e o banheiro.
Outra vantagem das tintas acrílicas é que é possível encontrá-las em três tipos de acabamentos: fosco, acetinado e semibrilho. O primeiro não é tão resistente à lavagens, mas, em compensação, destaca menos as imperfeições da parede. As outras duas, porém, são mais resistentes e oferecem um resultado mais fino, no entanto, destacam bastante as irregularidades da superfície.
Tinta esmalte
Extremamente resistente, a tinta esmalte é uma excelente opção para pintar superfícies de madeira ou ferro, sendo muito indicadas para portas, rodapés, mobiliários e corrimões.
Possui um acabamento brilhante, acetinado e fosco, além de apresentar uma ótima resistência às ações da chuva e do sol, podendo ser aplicada tanto em ambientes internos como externos. Porém, não é indicada para uso direto na parede, porque, dependendo da aplicação, podem surgir bolhas e descascar facilmente.
Por ser uma tinta feita à base de óleo, ela apresenta uma secagem mais demorada e pode exalar um odor mais forte.
Tinta epóxi
Versátil, a tinta epóxi pode ser encontrada tanto em versões solúveis em água quanto em solventes. Possui um acabamento brilhante e oferece uma grande resistência, não somente à umidade, mas também às intempéries e à abrasão de produtos químicos.
Por ser muito resistente, esse tipo de tinta é ideal para aplicações em áreas molhadas e até inundadas, como piscinas e caixas d’água, podendo ser uma excelente possibilidade para banheiros, boxes, cozinhas e lavanderias.
Tinta super lavável
A tinta super lavável possui um acabamento fosco e, como o próprio nome sugere, oferece grande resistência à limpezas.
ode ser aplicada tanto em ambientes internos como externos — incluindo áreas molhadas. É muito indicada para locais com alto tráfego de pessoas e quartos de crianças.
Verniz
O verniz nada mais é do que uma película protetora que serve para proteger as superfícies de madeira da absorção de água, criando uma camada hidrorepelente e tornando-a muito mais resistente e durável.
É indicada para móveis, janelas, portas, pisos e qualquer superfície de madeira que esteja em áreas externas ou ambientes úmidos e molhados.
Pode ser à base de solvente ou de água, além de contar com acabamentos incolores ou pigmentados.
Escolha o acabamento ideal
O acabamento fosco é ideal para ambientes mais discretos, pois não destaca o brilho da tinta e ajuda a esconder leves imperfeições das paredes.
As tintas brilhantes, por sua vez, realçam a textura da parede — incluindo as imperfeições — e dispensam acabamentos. Sua a manutenção e limpeza são mais práticas e ela ainda oferece maior resistência à umidade, sendo uma ótima opção para banheiros, cozinhas e áreas externas.
Por fim, temos as tintas com acabamento acetinado, que proporcionam um leve brilho às superfícies e são muito utilizadas em paredes, portas e rodapés. Essa é uma ótima opção para ambientes utilizados com frequência, como salas, quartos, cozinhas e corredores.
Combine cores e acabamentos
As tintas de tons claros combinam muito bem com todos os tipos de acabamentos, porém, o mesmo não acontece com as cores escuras. Para tonalidades mais fortes, como o vermelho e o verde militar, evite o uso de acabamentos brilhantes! O ideal é optar por finalizações mais discretas, como o fosco ou acetinado.
Agora que você já sabe como escolher a tinta ideal para cada ambiente da sua casa, acesse o nosso site e confira as opções que temos para você!
Fonte: Casa & Construção