Como calcular a quantidade certa de tinta


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Primeiro, avalie o tamanho da área que está pintando. Peça a um amigo para ajudar a medir a largura e a altura das paredes com uma fita métrica e multiplique-as para calcular a medida do metro quadrado geral.

Subtraia o espaço usado pelas janelas e portas usando o mesmo método de cálculo citado acima e remova-o da sua medida de metro quadrado geral.

Multiplique sua nova medida de metro quadrado total pelo número de demãos que você precisará – recomendamos considerar pelo menos duas demãos. Também vale a pena incluir um pouco de tinta extra para retoques.

Finalmente, divida este valor total pelo número de m²/l em sua lata de tinta (se você não pode vê-lo na lata, verifique online na seção de informações do produto). Isto lhe dará o total de litros de tinta que você precisa para seu projeto.

Não se esqueça, o tipo de tinta pode fazer a diferença, bem como o fabricante. Quando você usa uma tinta de melhor qualidade, notará que vai usar menos tinta para obter um ótimo resultado. Menos tinta é igual a uma atmosfera mais feliz – e um belo acabamento para você.

Veja esta fórmula:

Q = Quantidade de produto A = Área de pintura em m² D = Número de demãos recomendado pelo fabricante RP = Rendimento do produto (em m²) para cada demão de tinta (essa informação está expressa na embalagem!)

Um exemplo: para cobrir uma área de 750m² com 2 demãos de uma tinta acrílica cujo rendimento médio é de 250m²/lata/demão, você vai precisar de 6 latas de tinta!

Fonte: Coral

« Voltar