Manchas na pintura automotiva? Saiba como acabar com esse problema


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Para deixar a lataria brilhando de maneira uniforme, você pode fazer serviços como polimento, enceramento, cristalização, vitrificação e descontaminação. Neste artigo, veja como tirar manchas na pintura.

As manchas são causadas por fontes externas e podem ocorrer na lataria, nos vidros, faróis e acabamentos de plástico ou borracha. Se forem deixadas por muito tempo, podem enfraquecer o metal e corroê-lo.

A boa notícia é que muitas dessas manchas não estão na própria pintura, mas em camadas protetoras. Por isso, embora muitas vezes pareça difícil removê-las, não é impossível.

Assim, quanto mais cedo você encontrar manchas na lataria do seu carro, mais chances de removê-las e restaurar a superfície. Mas nem todas as manchas na pintura são removidas da mesma maneira.

Alguns produtos e procedimentos de limpeza conseguem remover sujeira e poeira, além das manchas mais difíceis.

Veja como tirar manchas na pintura do carro

O processo para remover as manchas na pintura do carro é bem simples, não há nenhuma situação muito complicada. Não à toa, qualquer pessoa pode fazer, sem nenhum problema.

A seguir, confira algumas soluções caseiras e profissionais para cuidar da lataria do seu carro. Confira!

Usar detergentes neutros ou específicos para pintura

No mercado automotivo, há uma variedade de produtos de limpeza disponíveis para tirar manchas. O ideal é que você procure um líquido que tenha um pH neutro ou o mais próximo disso.

Dessa maneira, os produtos evitam as manchas de água que ficam na pintura após uma lavagem. A causa das manchas são os minerais presentes na água, que se alojam na lataria depois da evaporação.

Alguns produtos prometem fazer a limpeza e o enceramento ao mesmo tempo. Até parece bom para economizar tempo e dinheiro, mas eles não proporcionam o mesmo resultado que dois produtos distintos.

Aplique água morna e detergente para remover manchas na pintura

Para tirar manchas da pintura do seu carro, encha um recipiente com água morna e acrescente um pouco de detergente.

Não se esqueça de aquecer a água antes do trabalho, mas cuidado para não queimar a mão. Isso vai facilitar a lavagem.

Em seguida, enxágue a mancha, para tirar a poeira e a sujeira. Isso torna a limpeza mais fácil e ajuda a evitar possíveis arranhões. Em seguida, limpe bem a lataria, usando um tecido de microfibra.

Sendo assim, depois, enxágue o local e deixe secar. Esses cuidados levam poucos minutos, mas tornam a limpeza mais rápida e fácil.

Realize o polimento da pintura

O polimento é uma excelente opção para proteger e dar brilho na pintura do seu carro. Desta forma, um trabalho bem feito consegue, inclusive, remover as marcas de serviços anteriores.

Assim, o polimento protege a pintura do seu carro, permitindo que você economize tempo e dinheiro. Além disso, a superfície do seu veículo ganha uma textura mais lisa e brilhante, além de repelir poeira, sujeira e água.

Porém, para polir um veículo, é usado uma massa polidora. Esse material é indicado para dar o acabamento, na última etapa de um polimento técnico.

Assim, tome muito cuidado ao utilizá-la. Nesse caso, o aconselhável é procurar um profissional para você não piorar a mancha. Existem casos que são necessários até a repintura, encarecendo o processo.

Portanto, esse produto pode servir para limpeza, descontaminação, remoção de chuva ácida e outros serviços. Assim, ele consegue, ao mesmo tempo, polir a lataria e acrescentar uma camada protetora.

Fonte: Acquazero

« Voltar